5 SINAIS DE QUE VOCÊ PASSOU NA ENTREVISTA DE EMPREGO

5 SINAIS DE QUE VOCÊ PASSOU NA ENTREVISTA DE EMPREGO

 

1. PRATICAMENTE SÓ UMA pessoa falou durante a entrevista?

Você falou o suficiente ou se comportou como se estivesse em um interrogatório?
Falar demais é um mau sinal. Falar de menos, também. Apenas responder rusticamente às perguntas do entrevistador, então, rende muitos pontos a menos.
A entrevista ideal acontece como uma conversa, em que ambas as partes conseguem falar o suficiente. Nunca é longa demais nem curta demais e se só uma das partes fala, tem algo de errado aí.


2. FOI PARA A ENTREVISTA SEM conhecer bem a empresa?

Se antes da entrevista você estudou a empresa em detalhes, sabe o ramo de actuação e a posição dela no mercado, entendeu bem como funciona a cultura local, então já ganhou muitos pontos. Mesmo que não tenha precisado falar muito sobre o assunto, o entrevistador percebe quem tem ou não conhecimento sobre o futuro local de trabalho.
Uma dica de ouro da Sotra é: evite repetir tudo o que aprendeu para o recrutador, como se tivesse decorado a história da empresa. Vai soar forçado.


3. AS PAUSAS ENTRE UMA PERGUNTA e outra te incomodaram?

Aqueles momentos de silêncio que parecem feitos de propósito pelo entrevistador são um teste para a sua ansiedade.
O que aconteceu entre uma pausa e outra? Você aceitou o silêncio ou precisou preencher o momento com alguma conversa?
A entrevista não é uma corrida contra o tempo. Mostrar-se centrado, paciente, rende pontos a mais.
Ah, e nunca, em hipótese alguma, interrompa o recrutador.

4. VOCÊ VENDEU demais o seu peixe?

Durante a conversa, você falou de todos os seus pontos fortes, de todas as suas histórias de sucesso e do quanto você é a pessoa ideal para aquela vaga?
Sim? Bom, então você pode ter um problema. A dica em entrevistas é não se vender como a pessoa mais maravilhosa do mundo ou o candidato perfeito para a posição.
Falar sobre si mesmo é importante e necessário, mas é fundamental expor os fatos que comprovam sua experiência. Só dizer que é um excelente profissional, que é disputado por todas as empresas, que merece um salário milionário, não quer dizer absolutamente nada.
Marketing pessoal é bom, mas excesso de narcisismo pode ser perigoso. Fica ligado.


5. DURANTE A CONVERSA, SOLTOU alguma mentirinha?

Às vezes, para impressionar o entrevistador, tem candidato que solta aquela mentirinha inofensiva, que parece que não vai dar em nada.
Bom, não faça isso. Se você mentiu na entrevista para aumentar as chances de conseguir a vaga, pode ser desclassificado mais adiante.
É que muitas vezes, antes da contratação, as empresas fazem uma olhada para verificar as informações dadas pelos entrevistados. Se perceberem que foram enganadas, por menor que tenha sido a mentira, desclassificam os candidatos sem dó nem piedade.

A pior experiência que um recrutador pode ter na entrevista é perceber que a resposta foi manipulada.
Então, se você optou por falar a verdade durante toda a entrevista, passou informações nas quais você acredita e que demonstram quem você é, tem chances de continuar na disputa pela vaga