Conheça os sintomas de um coágulo sanguíneo

Preocupações sobre uma possível ligação entre a vacina da Oxford/AstraZeneca e a formação de coágulos de sangue levaram vários países a suspender o uso do imunizante contra a Covid-19, porém o risco de desenvolver um coágulo é considerado “bastante raro”.

A preocupação com o surgimento de coágulos sanguíneos num pequeno número de pacientes que receberam a vacina da Oxford/AstraZeneca levou vários países a suspender o seu uso.

Todavia, dos 18 milhões de pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus em 24 de março no Reino Unido, apenas 30 pessoas desenvolveram coágulos sanguíneos, que resultaram em tromboses cerebrais, e sete pessoas morreram.

Até ao momento ainda não está claro se os coágulos são um efeito colateral da vacina da AstraZeneca, ou apenas uma coincidência.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde diz que ainda assim os benefícios continuam a superar quaisquer riscos.

No entanto, é importante estar ciente dos sinais e sintomas associados aos coágulos sanguíneos. Aqui está o que tem de saber:

O que é um coágulo de sangue?

A coagulação do sangue é um processo importante que ocorre no corpo que evita o sangramento excessivo quando temos um corte ou uma lesão.

Dois tipos de células sanguíneas denominadas plaquetas e proteínas no plasma trabalham juntos para parar a hemorragia e formar um coágulo sobre a lesão. Sendo que estes se dissolvem naturalmente após a lesão ter cicatrizado.

Todavia, os coágulos podem formar-se no interior dos vasos sanguíneos sem que haja uma lesão óbvia, e não se dissolverem naturalmente.

Estes podem ser perigosos e requerem tratamento urgente.

Quais são os sintomas de ocorrência de um coágulo sanguíneo?

Segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), caso suspeite que tem um coágulo deve procurar auxílio médico de imediato.

O NHS salienta que os principais sintomas de aparecimento de um coágulo sanguíneo incluem:

  • Dor latejante ou cãibras, inchaço, vermelhidão e calor na perna ou no braço.
  • Falta de ar súbita, dor aguda no peito (que pode ser pior quando inspira) e tosse, ou tossir sangue.

Adicionalmente, de acordo com o médico Amir Khan em entrevista no programa Good Morning Britain: “é bastante raro esses coágulos sanguíneos muito específicos afetarem o cérebro, é comum sentir efeitos colaterais mínimos depois de receber a vacina, como temperatura, febre, calafrios, dores de cabeça, mas se as suas dores de cabeça persistirem depois de quatro dias após a toma da vacina, então deve procurar ajuda médica”.