1. Contextualização
O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) é parte da Rede Nacional das Áreas de Conservação de Moçambique desde 1960, altura da sua proclamação como área de protecção total destinada à conservação da Biodiversidade e garantia dos processos ecológicos e preservação dos valores naturais. Com uma área total de 10000 km2 (incluindo a zona tampão), o PNG está localizado na zona centro de Moçambique (Sofala), sendo rodeado por uma zona tampão composta por 16 comunidades (regulados), distribuídas por 6 distritos da província, nomeadamente, Gorongosa, Cheringoma, Muanza, Nhamatanda, Dondo e Maringue.
O PNG tem como missão, “ (i) Garantir a restauração e protecção da Biodiversidade e dos processos naturais do parque e da sua zona tampão; (ii) contribuir para o desenvolvimento e alívio à pobreza através de uma abordagem integrada de educação, melhor acesso aos serviços de saúde, melhores práticas agrícolas e desenvolvimento do ecoturismo com base na biodiversidade recuperada e nos processos ecológicos.” O projecto do PNG assinou recentemente (2018) um acordo de Longa duração com o Governo de Moçambique para um período de 25 anos, daí a necessidade de elaboração de um instrumento orientador por longo prazo. A BioEducação procura fornecer oportunidades para educação em ciência e conservação para estagiários e estudantes da escola secundária até o grão de mestrado (https://gorongosa.org/bioeducation/).
É neste contexto, que o Parque Nacional da Gorongosa, pretende recrutar um(a) Técnico(a) de Ciência. Esta posição é para apoiar com uma variedade de pesquisas, actividades de BioEducação e outras tarefas dentro do Departamento de Serviços Científicos. A pessoa seleccionada para a posição tem de ter uma paixão para a conservação, educação, e trabalho do campo.
- 2. Responsabilidades Gerais
- Colectar dados ecológicos
- Apoiar os estudantes de mestrado e estagiários nas áreas de planificação, transporte e logística nos projectos deles
- Apoiar nos seminários e eventos no Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson
- Acompanhar e apoiar pesquisadores do Laboratório de E.O. Wilson ou pesquisadores externos que precisam ajuda no trabalho do campo
- Receber pesquisadores e completar uma orientação com novos pesquisadores
- Apoiar com a logística para levantamentos de biodiversidade e quaisquer outras excursões do departamento
- Realizar visitas de laboratório para os visitantes
- Ajudar com outras logísticas quando for precisado pelas programas de BioEducação e
Departamento Científico em geral
- judar com qualquer outra tarefa conforme instruído razoavelmente pelos gestores e directores do Departamento Científico.
- 3. Qualificações académicas e experiência profissional:
O/a candidato/a deve reunir as seguintes habilidades e características:
- Ter diploma de 12ª classe com preferência de uma licenciatura
- Ter uma carta de condução e pelo menos 3 anos de experiência na condução
- Ter boas habilidades na comunicação escrita (Português, Inglês seria uma vantagem)
- Ter boas habilidade na comunicação verbal (Português, Inglês seria uma vantagem)
- Ser independente, pontual, disciplinada/o, e organizada/o
- Trabalhar de forma productiva e positiva em equipe
- Capacidade de trabalhar sob condições de campo exigentes
- Gostar e ter boa capacidade para a organização, programação e logística
- Ser uma pessoa madura com um sentido de empatia bem desenvolvido (ter boas capacidades interpessoais)
- Ser criativa/o e ter a capacidade de resolver problemas imprevistos
- Ser capaz de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo
- Trabalhar bem num ambiente multicultural e multinacional
- Ser capaz e estar disposta a viver numa área remota e trabalhar com horário flexível
Outras habilidades preferidas:
- Uso básico em Word e Excel
- Conhecimentos básicos de ecologia e história natural, especialmente plantas
- Compreensão do processo científico e boas habilidades de coleta de dados
- 4. DURAÇÃO
O contrato será indeterminado e sujeito à 3-6 meses de período probatório, findo o qual será submetido à uma avaliação de desempenho.
- 5. LOCALIZAÇÃO
A/o Técnica(o) de Cência estará baseada/o em Chitengo. Uma grande quantidade do trabalho da/o Técnica(o) de Ciência será feito no campo acompanhando os estagiários, estudantes, e pesquisadores ao campo e na zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa. Outras tarefas vão ser desempenhadas em Chitengo e no Laboratório de E.O. Wilson.
- 6 . HIERARQUIA
A/o Tecnicá(o) de Ciência será supervisionada/o diretamente pelo Gestor de Pesquisa e finalmente reportará ao Director do Departamento de Serviços Científicos.
A prioridade na selecção será dada ao candidato (a) que preencher os requisitos gerais para ocupação da vaga, por meio da avaliação de curriculum. Encoraja-se a candidatura de mulheres.
Convida-se aos interessados para enviar uma carta de interesse, explicando as suas qualificações e experiência relacionada à posição, os seus CVs e cópias dos certificados até o dia 15/01/2021 para o endereço electrónico de Recursos Humanos, recruitment@gorongosa.net.