Quantas páginas deve ter meu currículo?

 Quantas páginas deve ter meu currículo?

Quantas páginas deve ter meu currículo?

O número de páginas de um currículo sempre foi motivo de debate e constitui dúvida constante para os candidatos. E com alguma razão, a resposta a essa pergunta não é como uma receita de bolo. Um currículo deve ter informação suficiente para chamar a atenção do recrutador e garantir uma entrevista. A resposta pode até desaponta-lo, mas não existe uma regra que funcione para todos. Os factores a serem considerados incluem objectivos de carreira, ocupação, indústria, anos de experiência, número de empregadores e formação.

Como definir o número de páginas do currículo?

Seu currículo é uma ferramenta de marketing de carreira, e não uma autobiografia. Esforce-se para manter seu currículo conciso e focado nos seus aspectos profissionais fortes. Ignore experiências passadas que não agregam valor ao seu objectivo actual. Cada palavra no currículo deve vender “seu peixe”, suas credencias para o futuro empregador. Alguns aspectos podem ser abordados depois na entrevista.

É comum que os empregadores ou recrutadores tenham que avaliar centenas ou até mesmo milhares de currículos de candidatos a preencherem um único cargo. Estes gestores costumam dar uma vista de olhos rápida (alguns segundos) para seleccionar os possíveis entrevistados. Certamente o seu currículo será avaliado com mais vagar caso seja aprovado para uma entrevista, no entanto, assegure-se de que seus pontos mais fortes sejam imediatamente visíveis para que pelo menos chegue a essa fase.

Use um currículo de uma página se:

  • Você possuir menos de 10 anos de experiência.
  • Você está em busca de uma mudança de carreira radical e sua experiência não é relevante para seu novo objectivo.
  • Você já esteve do outro lado da bancada, como empregador.

Use um currículo de duas páginas se:

  • Você tem 10 ou mais anos de experiência relacionada ao seu objectivo actual de carreira.
  • Sua área requer habilidades técnicas e você precisa de espaço para listar e provar seu conhecimento técnico.
  • Coloque as informações mais importantes no topo da primeira página. Conduza seu currículo com um resumo da sua carreira, então suas credenciais principais aparecem na vanguarda do currículo. Na segunda página coloque suas informações de contacto e todo o resto.

Considere um currículo de três páginas ou mais se:

  • Você é um gestor sénior ou executivo com um longo histórico de realizações de liderança.
  • Você está na área académica ou científica com uma extensa lista de publicações, seminários, cursos e palestras.


Até a próxima!


Postagem Anterior Próxima Postagem