Navios de pesca industrial da PescaMoz voltam ao mar

Os seis navios de pesca industrial paralisados desde  a coerência do ciclone Idai, em março do ano passado voltaram recentemente a operar em pleno e duas vezes por mês ao longo da costa marítima da cidade da Beira. 

Segundo o director adjunto da pesca moz, Nelson Lapson, o regresso das embarcações ao mar poderá levar a readimicao de 60 trabalhadores da empresa, que tinham sido despensados face a paralização das actividades, outro impacto directo é a melhoria da pescaria e, consequentemente, o retorno das exportações, principalmente para o mercado da África do sul, Malásia e união europeia, destacando-se a Alemanha, França e Portugal. 

A pescamoz tinha previsto o reinicio sábado último, das suas exportações para os estados unidos trata-se de aproximadamente 8 toneladas de atum e peixe espada que, ao nível do mercado internacional, está cotado ao preço de 6 dólares por quilograma. 

"Ágora há uma luz no fundo do. Túnel, pese embora a presente campanha de pesca encerre já em dezembro", afirmou Nelson Lapsone, salientando que o ciclone idai trouxe consigo efeitos negativos até ao mar. 

Normalmente, disse o director adjunto da Pescamoz, uma embarcação da pesca industrial consegue numa falma capturar até dez toneladas, mas hoje faz menos de duas toneladas. 

Fonte: jornal notícias  

Postagem Anterior Próxima Postagem