
Você pode participar de melhores palestras ou coaching, postares melhores frases motivacionais, participares de cursos de longo ou curta duração de empreendedorismo, gestão financeira, seminários e formações sobre o desenvolvimento pessoal, podes receber às melhores lições, interessantes, bem elaboradas, mas nada surgirá efeito se não colocares em prática tudo o que tens aprendido.
O que vai mudar à tua vida não são os apontamentos nem a pessoa que te deu os cursos. A mudança depende de ti e é a partir de dentro de ti, através de acções inteligentes e o teu esforço pessoal, por isso txova xita duma.
Comece hoje a implementar pequenas mudanças na tua vida, não procrastines o que tens que fazer hoje, porque amanhã pode ser tarde.
Há pessoas com ideias ou projectos brilhantes, mas têm medo de exteriorizar o que pensam, ficam na intimidade com os seus projectos e visões, logo, meses depois se surpreendem-se enquanto alguém está a fazer "acontecer" àquela ideia que não queria partilhar logo vem a frustração.
Nunca tenha medo de errar ou de fracassar porque " a experiência é a soma dos erros".
Durante os anos da minha formação aprendi uma coisa com um dos meus professores, um pensamento que parece muito simples mas é um facto.
Você pode ser inteligente, ter muitas habilidades, melhor capacidade de retenção de informação e ser talentoso, mas lembre-se:
Mais vale ser esforçado que talentoso , pois talento sem esforço não leva a lado nenhum, mas esforço sem talento leva ao sucesso e quem sabe ao desenvolvimento de alguns talentos .
Por isso é comum ouvir" estudei com ele era muito burro", " foi minha vizinha não sabe nada", " começou a cantar na zona e eu é que o ajudava a organizar às letras", sabes porquê?
Porque você tinha/tem talento mas não eras/és esforçado.
Por isso insistam, persistam e não desistam.
Ser Resiliente, é estar consciente de que na estrada da vida há altos e baixos, há momentos de glórias e frustrações, mas mesmo assim continuar firme e com a cabeça erguida.
Como diria um dos rappers moçambicano, Rage, numa das suas músicas, "Só sabe o que é doce quem já provou o amargo" por isso, às quedas, os obstáculos, às decepções são necessários na vida para poderes valorizar às vitórias.
Se leu até ao fim e gostou da lição, partilhe para mais pessoas.
Psicólogo : Adelto Mulumbwa