TALENTO VS ESFORÇO

Ticker

6/recent/ticker-posts

TALENTO VS ESFORÇO

ESFORÇO vs TALENTO

Você pode participar de melhores palestras ou coaching, postares melhores frases motivacionais, participares de cursos de longo ou curta duração de empreendedorismo, gestão financeira, seminários e formações sobre o desenvolvimento pessoal, podes receber às melhores lições, interessantes, bem elaboradas, mas nada surgirá efeito se não colocares em prática tudo o que tens aprendido.

O que vai mudar à tua vida não são os apontamentos nem a pessoa que te deu os cursos.  A mudança depende de ti e é a partir de dentro de ti, através de acções  inteligentes e o teu esforço pessoal, por isso  txova xita duma.

Comece hoje a implementar pequenas mudanças na tua vida, não procrastines  o que tens que fazer hoje, porque amanhã pode ser tarde. 

Há pessoas com ideias ou projectos  brilhantes, mas têm medo de exteriorizar o que pensam, ficam na intimidade com os seus projectos e visões,  logo, meses depois se surpreendem-se enquanto alguém está a fazer "acontecer" àquela ideia que não queria partilhar logo vem a frustração.

 Nunca tenha medo de errar ou de fracassar porque " a experiência é a soma dos erros". 

Durante os anos da minha formação aprendi uma coisa com um dos meus professores, um pensamento que parece muito simples mas é um facto. 

Você pode ser inteligente, ter muitas habilidades, melhor capacidade de retenção de informação e ser talentoso,  mas lembre-se:

 Mais vale ser esforçado que talentoso , pois talento sem esforço não leva a lado nenhum, mas esforço sem talento leva ao sucesso e quem sabe ao desenvolvimento de alguns talentos . 

Por isso é comum ouvir" estudei com ele era muito burro", " foi minha vizinha não sabe nada", " começou a cantar na zona e eu é que o ajudava a organizar às letras", sabes porquê?

Porque você tinha/tem talento mas não eras/és esforçado.

Por isso insistam, persistam e não desistam.

Ser Resiliente, é estar consciente de que na estrada da vida há altos e baixos,  há momentos de glórias e frustrações, mas mesmo assim continuar firme e com a cabeça erguida. 

Como diria um dos rappers moçambicano,  Rage, numa das suas músicas, "Só sabe o que é doce quem já provou o amargo" por isso, às quedas, os obstáculos, às decepções  são necessários na vida para poderes valorizar às vitórias.

Se leu até ao fim e gostou da lição, partilhe para mais pessoas.

 Psicólogo : Adelto Mulumbwa

Postar um comentário

0 Comentários